Páginas

Bem-vindo!

Olá visitante!
A arte e a cultura da cidade de São Miguel do Gostoso está presente desde sua fundação em 1884, quando existia um senhor que gostava de contar histórias engraçadas e dar gargalhadas "gostosas" atraindo a atenção de todos que passavam pelo povoado.
Este senhor ficou conhecido como "Seu Gostoso" e mesmo sem ter consciência do que estava fazendo, já divertia a todos com suas histórias e gargalhadas, trazendo entretenimento ao povo. O nome "Gostoso" da cidade é uma homenagem feita à ele.
Hoje existem grupos em várias vertentes da arte que fortalecem a cultura local através do teatro, música e dança, onde jovens e idosos tem a oportunidade de compartilhar conhecimentos que são transmitidos de geração a geração, mantendo assim a identidade artístico cultural da cidade.
Agora você está convidado a conhecer um pouco da arte e cultura de São Miguel do Gostoso através de fotos, vídeos e histórias.
Seja bem-vindo!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Artesanato - Elvira Neri

Elvira Neri
Na fachada da casa simples, uma placa pintada à mão anuncia que ali mora Elvira (Néri) Artesã. Ela aprendeu a fazer seu artesanato no ano 2000. Segundo a artista, natural de Gostoso, uma cooperativa chegou à cidade e formou um grupo de 17 alunos interessados em aprenderaquela arte. Ela foi a única a persistir no aprendizado. Suas obras são quase todas produzidas a partir de materiais naturais, encontrados em Gostoso. Fibras de coqueiro e pequenas conchas do mar são os principais, que se transformam em bolsas, abajures e outras luminárias, cortinas e várias formas decorativas, que Elvira põe à venda em lojas da própria cidade onde mora. Ela conta que em 2003 foi convidada para mostrar seu trabalho na França, numa feira de artesanato, mas preferiu mandar apenas as peças. Conversando com a artesã é fácil notar o quanto sua simplicidade é forte. Provavelmente o ingrediente principal para garantir o toque rústico à sua arte.


Fonte: Revista Preá

Nenhum comentário:

Postar um comentário