Páginas

Bem-vindo!

Olá visitante!
A arte e a cultura da cidade de São Miguel do Gostoso está presente desde sua fundação em 1884, quando existia um senhor que gostava de contar histórias engraçadas e dar gargalhadas "gostosas" atraindo a atenção de todos que passavam pelo povoado.
Este senhor ficou conhecido como "Seu Gostoso" e mesmo sem ter consciência do que estava fazendo, já divertia a todos com suas histórias e gargalhadas, trazendo entretenimento ao povo. O nome "Gostoso" da cidade é uma homenagem feita à ele.
Hoje existem grupos em várias vertentes da arte que fortalecem a cultura local através do teatro, música e dança, onde jovens e idosos tem a oportunidade de compartilhar conhecimentos que são transmitidos de geração a geração, mantendo assim a identidade artístico cultural da cidade.
Agora você está convidado a conhecer um pouco da arte e cultura de São Miguel do Gostoso através de fotos, vídeos e histórias.
Seja bem-vindo!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Boi de Reis

Criado em São Miguel do Gostoso, aproximadamente em 1940, o grupo local de Boi de Reis, assim como o Bumba-meu-boi, atraia e ainda atrai muitas pessoas. Pela qualidade e animação, o grupo era convidado para fazer apresentações em cidades vizinhas e chegou a se apresentar em Natal.
A estrutura de manutenção do Boi de Reis é simples. Depois da apresentação, a pessoa que convidou o grupo faz tipo uma rodada de chapéu e recolhe dinheiro para pagar aos representantes do grupo, os "brincantes". A dança no entanto, no início era complexa e tão prolongada que chegava a durar quase um dia. Hoje, já não dura nem quarenta e cinco minutos.
Com música e dança tocada por violinos, triângulos e zabumbas (também entra a sanfona) os personagens e os outros brincantes se divertem à beça. As roupas eram improvisadas: camisas de chita, a calça de um tecido verde com pequenas listras brancas, chapéu de palha e as espadas feitas a partir de uma planta que era cortada por um dos componentes, todas elas coloridas com fitas.
No Boi de Reis se reza, se brinca e se dança às vistas dos Reis do Oriente: Gaspar, Belchior e Baltazar, respectivamente representados pelos mestre, contramestre e um dos galantes. Os antigos dançarinos estão passando a sua experiência para os jovens que queiram aprender a dança através de oficinas realizadas por dois mestres (José Marciano Gomes e Luiz Tenório), para que essa arte seja mantida de geração a geração.


Personagens do Boi de Reis de Gostoso:


O boi: personagem principal. O boi é todo vestido de chita (um estilo de tecido colorido por flores). Com espelhos para enfeitá-lo.
Birico: O birico é um rapaz como rosto pintado, usando roupas que aparentam ser velhas e sujas, faz careta e anima os espectadores.
Mateu: Rapaz que usa uma máscara, usando camisa de mangas longas.
Mestre: Usa roupas iguais a dos galantes, mas usa o apito para mandar parar e mandar começar a música, ficnado na frente para puxar os galantes na dança.
Contramestre: Fica na frente, assim como o mestre, e também usa as mesmas roupas dos galantes e do mestre.
Galantes: Rapazes que seguem o mestre ajudando nas músicas. Usam roupas coloridas, enfeitadas com fitas coloridas, chapéus e espadas usadas para a dança.
Nanã: A nanã é um brincante vestido de mulher. ela dança e todos que a assistem riem muito.
Jaraguá: Boneco grande que com sua grande boca assusta o espectador quando ela abre e fecha.
Burrinha: Trata-se de um cavalinho ou de um burrinho pequeno, com um furo no centro onde entra o brincante. A burrinha fica pendurada nos ombros do brincante por tiras similares a suspensórios.
Diabo: Homem com roupas pretas e chifres.

fonte: Revista Guajirú

Nenhum comentário:

Postar um comentário