O pastoril é uma dança folclórica que conta a história do nascimento de Jesus Cristo. O nome do folguedo deriva da palavra "pastor", em alusão a missão do menino Jesus que veio pregar o Evangelho. A dança segue os ritmos do samba, da marcha e da valsa. Os personagens do pastoril são: A Diana, O velho Venove, a Mestre, A contramestre, a Libertina, a Flora, a Camponesa, a Rainha, a Estrela, a Borboleta e as Pastoras. Todos se dividem nos cordões Azul e Vermelho.
As apresentações oficiais se realizavam durante o mês de junho, na semana das festividades do São João, mas às vezes elas se prolongavam até a última semana do mês e o início de julho, período das festividades do São Pedro.
Embaladas por mais de dez canções, tocadas por um sanfoneiro e cantadas pelo grupo, o folguedo começa com a Diana e o velho Venove se posicionando a frente do grupo de pastoras, enquanto os cordões azul e vermelho se apresentam em filas, lado a lado.
Nos anos cinquenta, existiam 2 grupos de dança de pastoril em São Miguel do Gostoso. Um deles chamava-se Cruzeirista e o outro com o título de Rozeirista.
O pastoril, assim cmo outras manifestações culturais de São Miguel do Gostoso, atraía muitos jovens que aprendiam com entusiasmo e tinham grande interesse em se apresentar. A cultura naquele tempo era a única diversão, enquanto hoje existem inúmeros atrativos para os jovens, que os distanciam das manifestações folclóricas que constituem suas raízes, histórias e origem cultural.
Atualmente o grupo de pastoril tem se renovado com oficinas realizadas para o fortalecimento desta manifestação artística, apresentado-se em eventos culturais realizados durante o ano na cidade.
fonte: Revista Guajirú
Nenhum comentário:
Postar um comentário